“O Papa é o melhor prefeito que a cidade já teve”: uma etnografia da paisagem urbana na capital da fé
- Categorias Artigos
- Data 4 de agosto de 2019
- Comentários 0 comentário
Adriano Santos Godoy
Este artigo é baseado na etnografia da visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 2013, e tem por objetivo explorar a configuração da paisagem urbana da cidade-santuário de Aparecida, no interior paulista. Assim, pretende-se por um lado demonstrar como as relações entre os poderes religiosos e os poderes políticos manifestam-se naquele município, e por outro lado desvendar como a simultaneidade destes poderes coordena a paisagem urbana na Capital da Fé.
Leia o texto completo:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000200038&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Post anterior
Conservadorismos, fascismos e fundamentalismos: Análises conjunturais
Você também pode gostar
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Apocalipse nos trópicos reforça esteriótipos e desperdiça a chance de aprofundar o debate sobre religião e política no Brasil
A visibilidade de Malafaia também se beneficia dos monopólios digitais. O discurso inflamado e polêmico que foi atualizado nos últimos anos se adaptou perfeitamente aos algoritmos das redes sociais das grandes plataformas, que lucraram com o acirramento da polarização e …
Novo artigo na plataforma Religião & Poder, do @isernarede
Foi publicado um texto do pesquisador do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp), Renan Baptistin Dantas, que analisa um aparente paradoxo do cenário religioso fluminense: apesar da queda expressiva no número de católicos no estado do Rio de Janeiro, observa-se …
