GTs sobre religião nas Jornadas de Antropologia John Montero 2023
- Categorias Eventos, Notícias, Novidades, Sem categoria
- Data 3 de agosto de 2023
- Comentários 0 comentário

As Jornadas de Antropologia John Monteiro 2023, realizada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp, contará com três GTs sobre religião:
GT 7 – Festas, rituais e catolicismos.
Proponentes: Amanda Moura Souto (UFRJ/Museu Nacional) e Lívia Rabelo (UFRJ/Museu Nacional).
GT 9 – Incidência pública evangélica no Brasil contemporâneo.
Proponente: Taylor de Aguiar (UFRGS)
Um deles terá como proponentes três pesquisadores do LAR: Hugo Ricardo Soares (UFES), Mariana de Carvalho Ilheo (UNICAMP) e Renan Baptistin Dantas (UNICAMP).
Trazendo a seguinte proposta:
GT 15 – Práticas rituais e experiências religiosas em contextos digitais.
As mídias são intrínsecas às práticas religiosas. No campo evangélico, o debate aparece na década de 1950 com a entrada de algumas denominações no mercado televisivo estadunidense; no Brasil, a pioneira neste sentido foi a Igreja Universal do Reino de Deus, na década de 1980. Entre os católicos, o decreto Inter Mirifica, promulgado em 1963 durante o Concílio Vaticano II, estimulava o uso das mídias para a evangelização. Em uma mensagem escrita para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2008, o Papa Bento XVI reconheceu a internet como um “continente digital” a ser evangelizado. Esta situação coloca desafios metodológicos e teóricos para os pesquisadores do fenômeno religioso que desejam incluir o meio digital como parte de suas análises etnográficas. Mais do que um mero cenário alternativo de atuação, como argumenta Christine Hine, a internet precisa ser pensada a partir de sua condição incorporada e corporificada no cotidiano das pessoas, e não como um espaço isolado da realidade. Isso ficou evidente durante a pandemia de Covid 19, com os períodos de isolamento social e a consequente migração de atividades sociais – como cultos e missas – para o universo digital. O objetivo deste Grupo de Trabalho é refletir sobre a pluralidade e a dinâmica religiosa em contextos digitais. O que se espera é lançar alguma luz sobre essa diversidade e reunir pesquisas que componham um panorama sobre o campo das religiões e sua relação com a internet no Brasil. Serão aceitos trabalhos que abordem temas e problemas tais como: experiências devocionais através da internet; usos de redes sociais, a produção e a reprodução de rituais online; apropriações institucionais das novas tecnologias; sociabilidades religiosas geradas na/pela internet, a produção de comunidades religiosas em meio digitais.
Palavras-chave: Religião, Mídias Digitais; Internet; Etnografia
Para se inscrever e obter mais informações acesse o link abaixo:
Post anterior
Está no ar o novo Webdossiê sobre Religião e Política da Fundação Heinrich Böll em parceria com o Instituto de Estudos da Religião
Você também pode gostar
Extrema-direita no Brasil: “Pessoas de todos os tipos podem ter tendências conservadoras”. Entrevista de Olívia Bandeira, do LAR para o IHU.
Olívia Bandeira, integrante do LAR, concede entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos. Confira na íntegra pelo link: https://ihu.unisinos.br/659969-extrema-direita-no-brasil-pessoas-de-todos-os-tipos-podem-ter-tendencias-conservadoras-entrevista-especial-com-olivia-bandeira
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
IV Jornada de Estudos das Religiões (IV JER): Convergências e Tensões Contemporâneas nos Campos Religiosos
O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura em parciaria com o Grupo de Pesquisa Corpo Trans da Universidade Federal do Piauí convidam a comunidade acadêmica e seus a participar da IV Jornada de Estudos das Religiões (IV JER): Convergências …
