Entre trópicos
- Categorias NUES
- Data 15 de janeiro de 2019
- Comentários 0 comentário
O fenômeno da Nova Era é um tema recorrentemente associado pela literatura à noção de espiritualidade. Usualmente desisntitucionalizadas, dispensando mediadores sacerdotais e marcadas pelos saberes psi, as práticas da chamada Nova Era são tão presentes quanto difusas: de terapias alternativas ao turismo energético, de consumo de literatura a imersões em grupos xamânicos. Foram as variações e os próprios limites do fenômeno e da categoria explicativa da Nova Era, que orientaram os debates do livro que acaba de ser lançado no México. Entre trópicos. Diálogos de estúdios Nueva Era entre México y Brasil, é resultado de anos de diálogo entre Renée de la Torre, Carlos Alberto Steil e Rodrigo Toniol. A edição, que também será publicada em português, reúne textos de 21 pesquisadores, como: Fátima Tavares, Juan Scuro, Waleska Aureliano, Carlos Caroso, Cristina Gutiérrez, Emerson Sena, Isabel Carvalho e Beatriz Labate. Aqui é possível consultar o sumário.
Tag:espiritualidade
Você também pode gostar
Segunda defesa do NUES: sobre pânico e respiração
O nosso grupo de pesquisa, teve a alegria de comemorar mais uma pesquisa concluida. Na sexta 8 de outubro, Giovanna Paccillo concluiu sua dissertação de mestrado intitulada “Corpos em pânico:o transtorno de pânico e algumas de suas articulações com a respiração”. …
Um sobrevôo na respiração: algumas indicações bibliográficas
Yoga e (neo)hinduísmo: identidades e pertencimentos
Por Thaís Assis e Cecilia Bastos Link do vídeo: https://youtu.be/pqRwa6jXsUw Neste papo virtual do Festival do Conhecimento da UFRJ, Cecilia Bastos e Thaís Assis apresentaram a pesquisa de campo que realizaram junto a um grupo de estudantes de Vedanta do Rio de Janeiro …
