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    Estratégias de Comunicação em Igrejas Pós-denominacionais: o caso Más Vida Guadalajara

    • Categorias Crônicas de Pesquisa, Novidades
    • Data 19 de março de 2020
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    A pesquisa que estou fazendo fala sobre a Comunicação Organizacional de Igrejas Pós-denominacionais, vejo isto a partir de um estudo de caso de um dos campus da igreja Más Vida na cidade de Guadalajara no México.

    Entendo as Igrejas Pós-denominacionais como um grupo de igrejas pertencentes ao que Ibarra (2019) chama de Movimento Cristão Emergente. São igrejas independentes que apresentam um alto nível de secularização e centralidade na influência cultural secular da cultura pop, práticas religiosas tanto racionais quanto sensoriais e um grande cuidado com a comunicação. Os conceitos de Formas Sensoriais e Estética da Persuassão de Birgit Meyer têm sido de suma importância para a compreensão desse fenômeno.

    A igreja Más Vida, liderada pelo pastor Andrés Spyker, é apresentada como um exemplo a seguir entre as igrejas pós-denominacionais e o Movimento Cristão Emergente, não apenas na cidade de Guadalajara (conhecida por sua tradição conservadora religiosa católica) como em outros estados do México e Internacionalmente. Surgiu há 35 anos como Vida Abundante em Morelia com o pai de Andrés como pastor fundador e líder geral, a partir da mudança de liderança de pai para filho, a igreja assumiu um novo estilo, organização e proporção.

    A organização da Más Vida é impressionante, começando pelo fato de ser muito semelhante à de uma grande empresa de sucesso. O passo da liderança de pai para filho na mudança de Vida Abundante para Más Vida foi fundamental na renovação da igreja e o passo para outro nível de organização e estilo.

    A reunião dominical de Más Vida é planejada para que uma pessoa que não seja evangélica e que não tenha um conhecimento prévio do cristianismo se sinta à vontade na igreja, entenda a mensagem ainda sem ter um profundo conhecimento bíblico prévio, não fique entediada, queira voltar e sinta-se bem-vinda.

    Más Vida investiu em vários campus de pequeno e médio porte em vários estados do México e em outros países como Espanha, Estados Unidos e Venezuela. Os campus têm até 4 reuniões por domingo, nas quais normalmente não há uma pessoa pregando pessoalmente, mas é mostrado um vídeo de uma pregação do pastor principal Andrés Spyker gravada numa reunião no sábado no templo principal na cidade de Morelia, todos os campus passam o mesmo vídeo.

    O planejamento das reuniões e da Más Vida Experience chega a tal ponto que existe um Más Vida Lookbook que é entregue aos participantes do grupo de louvor e às pessoas que aparecem no palco de 3 em 3 meses com as tendências da moda atual e as diretrizes a seguir da igreja para poder subir ao palco.

    Através da observação das reuniões da igreja Más Vida Guadalajara e de entrevistas com seus participantes e pastores, menciono aqui algumas descobertas prévias da pesquisa.

    1. Em Más Vida, existe uma relação direta entre a maneira inovadora e secular de se comunicar com seu público e seu crescimento nos últimos 8 anos.
    2. Existe um oferta e uma demanda por um estilo de religiosidade institucionalizada do estilo de Más Vida.
    3. A presença nas Redes Sociais e a Contemporaneidade do estilo estético e uso das ferramentas tecnológicas são um pilar fundamental no sistema dessa igreja.
    4. Algumas das Estratégias de Comunicação que pude observar em Más Vida Guadalajara e analisar como mais relevantes até agora são:
      1. A Produção discursiva religiosa que é construída com padrões seculares semelhantes aos de um show de Stand-up Comedy e Coaching.
        • A configuração dessa produção discursiva e sua apresentação digital se assemelha à de um programa de televisão
      2. A Produção de um evento musical religioso construído com padrões seculares semelhantes aos de um concerto de Indie Rock.
      3. O Design do palco principal da igreja e o formato da pregação com padrões seculares semelhantes aos do formato de uma conversa TED e de um concerto musical secular.
        • O Design do interior da igreja, com paleta de cores, música que eles tocam e estilo com padrões seculares semelhantes aos de franquias como Starbucks, onde o cliente pode ir a qualquer franquia, mas terá a mesma experiência e sensação.
      4. O planejamento de toda a reunião e da igreja concentra-se no fato de que, a partir de padrões seculares, torna-se um local agradável para pertencer ou não à igreja ou ao cristianismo.

    Edson Gomes é colaborador do LAR, formado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e mestrando em Comunicação da Ciência e da Cultura no ITESO em Guadalajara, no México. Entre seus interesses de pesquisa destaca-se Comunicação Organizacional no Cristianismo Contemporâneo, a relação entre Cristianismo e Cultura Pop e em linhas gerais Novas Formas de Cristianismo na América Latina.

    Giovanna Paccillo

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