Entrevista com Mattijs van de Port
- Categorias Artigos, Entrevistas, Novidades
- Data 21 de junho de 2020
- Comentários 0 comentário

Adriano Godoy
No último número da PROA: revista de antropologia e arte foi publicada uma conversa que Carly Machado, Cristhian Caje e eu tivemos com Mattijs van de Port, professor tanto da Universidade Livre de Amsterdã como da Universidade de Amsterdã. O antropólogo holandês nos conta sobre sua trajetória de pesquisa que se inicia com mestrado e doutorado sobre música cigana na Sérvia, durante a guerra de independência da Iugoslávia, passando por uma pesquisa sobre matadores de aluguel na Holanda, para desde o ano 2000 desenvolver uma pesquisa sobre candomblé na Bahia (livro em open acess). A entrevista está disponível tanto transcrita como em vídeo:
Com uma vasta produção sobre religiosidade afro-brasileira, sobretudo nas convergências com patrimônio, arte e espaço público, Mattijs van de Port mais recentemente também tem produzido filmes-ensaio dentro da mesma temática. Dentre seus filmes mais recentes, “A Possibilidade de Espíritos” é aquele que mais dialoga com as questões da antropologia da religião. É possível assistir online tanto sua edição em inglês como em português:
Com produções majoritariamente em língua inglesa, listo a seguir suas publicações traduzidas para o português:
- Tempestade Dourada: o êxtase da Igreja de São Francisco, Salvador da Bahia, Brasil. In: Áskesis, v.6, n.1, 2017;
- Expondo Exu: Algumas notas sobre práticas de exposição em religião, artes e ciências. Antropologia da Ciência e da Tecnologia: Dobras reflexivas. Porto Alegre: Editora Sulina, 99-119, 2016;
- Candomblé em rosa, verde e negro. Recriando a herança afro-brasileira na esfera pública de Salvador, na Bahia. In: Debates do NER, v.13, n.22, 2012.
Você também pode gostar
Extrema-direita no Brasil: “Pessoas de todos os tipos podem ter tendências conservadoras”. Entrevista de Olívia Bandeira, do LAR para o IHU.
Olívia Bandeira, integrante do LAR, concede entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos. Confira na íntegra pelo link: https://ihu.unisinos.br/659969-extrema-direita-no-brasil-pessoas-de-todos-os-tipos-podem-ter-tendencias-conservadoras-entrevista-especial-com-olivia-bandeira
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Seminário “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”
O Laboratório de Antropologia da Religião convida a comunidade acadêmica da Unicamp e a comunidade externa para participarem do Seminário do LAR, com o tema “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”. Organizada por Mariana de Carvalho Ilheo (PPGAS/Unicamp) e Olívia …
