Crucifixos de Luta: materialização da disputa por direitos sexuais e reprodutivos entre coletivos religiosos
- Categorias Artigos, Novidades
- Data 3 de agosto de 2019
- Comentários 0 comentário

Este artigo se debruça sobre um curioso objeto exposto na estante da sede da ONG Católicas pelo Direito de Decidir: um crucifixo de madeira contendo em si uma mulher grávida e nua. Católicas pelo Direito de Decidir é uma organização que têm como principal objetivo a luta pela descriminalização e legalização do aborto no país. Identificando-se enquanto católicas e feministas, as mulheres que pertencem ao grupo realizam uma série de atividades tanto internas quanto públicas a fim de promover engajamento e informações sobre questões relacionadas às mulheres, saúde pública e religiosidade. A partir de uma literatura que privilegia o foco nas materialidades, discuti outras três situações em que pude encontrar crucifixos semelhantes: na Dinamarca, onde uma escultura chamada In the name of God contendo uma mulher nua e grávida foi colocada em frente à Catedral de Copenhague em 2006; no Quênia, onde essa mesma escultura foi exposta no Fórum Social Global em 2007; e na Nicarágua, também em 2007, quando a escultura se tornou um ícone contra a proibição do aborto terapêutico no país. Ao seguir essa imagem trago discussões sobre blasfêmia e ofensa, além de demonstrar como elas foram se transformando até chegar em um ícone de identificação da ONG no âmbito da sede de Católicas.
Leia o artigo completo:https://journals.openedition.org/pontourbe/5671
Próximo post
A comprovação de Tomé: atuação médica nos processos de verificação de milagres da Igreja Católica
Você também pode gostar
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Seminário “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”
O Laboratório de Antropologia da Religião convida a comunidade acadêmica da Unicamp e a comunidade externa para participarem do Seminário do LAR, com o tema “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”. Organizada por Mariana de Carvalho Ilheo (PPGAS/Unicamp) e Olívia …
