Casa de Dios, uma mega igreja na América Central
- Categorias Crônicas de Pesquisa, Novidades
- Data 25 de maio de 2020
- Comentários 1 comentário

Texto de Edson Gomes
Casa de Dios é uma mega igreja localizada na Cidade de Guatemala que impressiona e chama a atenção por suas proporções, organização, alcance e, sem dúvida, pela figura de seu principal líder, o pastor Cash Luna. Gostaria de deixar aqui uma breve apresentação do que vi na minha visita à Casa de Dios.
Parece-me que a melhor maneira de explicar esta igreja é tomando como exemplo uma pequena igreja evangélica local, na qual os próprios fieis se dedicam a cuidar do berçário, a cuidar do estacionamento, a estar na entrada para receber pessoas e dar informações e inclusive a dar aulas para crianças e adolescentes enquanto a reunião principal acontece. Agora, considerando todos esses fatores, se elevamos este exemplo a um nível de organização de um estádio de futebol, esta igreja é Casa de Dios.
Devido ao seu tamanho colossal esta igreja fica nos arredores da capital da Guatemala (quilometro 22 da estrada para El Salvador). Casa de Dios já teve um outro templo que era grande, porém não nessas dimensões, o atual templo inaugurado em 2013 é conhecido como Ciudad de Dios (Cidade de Deus) pelos moradores da capital guatemalteca.
Ao chegar no território da igreja a impressão é idêntica a de chegar a um grande estádio de futebol. Ao entrar no estacionamento, que possui 3300 vagas para carros e 40 para ônibus, a organização da igreja começa a ser notada pois há vários voluntários uniformizados cuidando desse estacionamento gigantesco. Saindo do estacionamento, pode-se observar os enormes jardins da igreja, incluindo quadras de esportes e uma bandeira da Guatemala de 26 por 19 metros com um poste de 44 metros de altura e um sistema motorizado para içá-la.
Os voluntários, adultos e crianças, vestem um uniforme que me deu a impressão de estar em um hospital ou escola. O uniforme consiste em sapatos pretos, calça social preta, cinto preto, camisa social branca (alguns com manga curta e outros com manga larga) com gravata (lenço no lugar da gravata para as mulheres), um suéter sem mangas azul (azul claro e outros azul escuro) e um crachá de identificação. Quando conversei com alguns voluntários, tive a surpresa de que, a não ser pelos funcionários da equipe de limpeza, todos os outros que fazem esse lugar enorme funcionar são voluntários.
Dentro da igreja, podemos encontrar algumas livrarias (com produtos da igreja), uma cafeteria e várias lojas onde você pode comprar pregações dos pastores e mais produtos de Casa de Dios. A cafeteria é o único lugar onde você pode obter comida na igreja e nos arredores dela, inclusive não há lugares para beber água de graça, você precisa comprá-la na cafeteria. Os espaços destinados a bebês, crianças e adolescentes são verdadeiras escolas e berçários profissionais.
Ao entrar dentro do templo, as pessoas são recebidas por voluntários que os ajudam a conseguir um lugar para sentar. Antes das reuniões começarem, perto do palco os líderes e pastores se colocam para orar (com um estilo neopentecostal) pelas pessoas que os solicitarem se aproximando e se colocando nas respectivas filas de cada pastor ou líder.
A reunião começa com um período de música de aproximadamente 40 minutos. Tudo com uma banda que se assemelha a qualquer banda secular do momento, músicas com ritmos animados e lentos porém sempre com letras de estilo mantra ou chiclete. A partir de então, tudo acontece como esperado em uma igreja evangélica padrão. Um momento informativo sobre o que está acontecendo na igreja, seguido de uma mini pregação para preparar o momento de ofertas e dízimos até culminar na pregação. O que chamou minha atenção foi a maneira de comunicar os anúncios informativos da igreja com um vídeo dinâmico e bem produzido que passava as informações da mesma maneira que é feito em programas de televisão ou em anúncios do YouTube, que devem passar informação de forma eficaz e concisa.
Cash Luna é o pastor e fundador de Casa de Dios, é uma figura bem conhecida na Guatemala sendo admirado por muitos, porém criticado e tido como um aproveitador por muitos outros por seu estilo de vida de altos ingressos financeiros, provenientes de dízimos e ofertas, e a pregação da Teologia da Prosperidade. Cash fundou Casa de Dios em 1994 e ganhou notoriedade ao promover milagres de cura no seu programa televisivo chamado “Noches de Gloria”. Autor de vários livros e inclusive galardoado com o prêmio ao melhor livro do ano de 2010 pela Associação de Editores Evangélicos de língua espanhola na América Latina, Cash é sem dúvida alguma um exímio comunicador que além de ter levado sua igreja a um nível macro, tem sido eficiente em permanecer atual para se conectar com públicos de diferentes gerações. As polêmicas de Cash Luna incluem suspeitas de lavagem de dinheiro e críticas constantes ao seu poderio financeiro.
Um ponto interessante que não pode ser deixado de lado sobre Casa de Dios é que sua organização segue o modelo de células e discipulados, conhecido nos anos 90-2000 no Brasil como Modelo G12 ou mais recentemente como MDA. No momento, é isso que posso compartilhar, de uma maneira muito descritiva do que ainda conheço de Casa de Dios, uma mega igreja na América Central.
Edson Gomes é formado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e mestrando em Comunicação da Ciência e da Cultura no ITESO em Guadalajara, no México. Entre seus interesses de pesquisa destaca-se Comunicação Organizacional no Cristianismo Contemporâneo, a relação entre Cristianismo e Cultura Pop e em linhas gerais Novas Formas de Cristianismo na América Latina.
Post anterior
"Espiritualidade indígena": equívocos à luz de uma perspectiva ontológica
Você também pode gostar
Seminário “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”
O Laboratório de Antropologia da Religião convida a comunidade acadêmica da Unicamp e a comunidade externa para participarem do Seminário do LAR, com o tema “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”. Organizada por Mariana de Carvalho Ilheo (PPGAS/Unicamp) e Olívia …

1 Comentário
Edson
A sua descrição da Casa de Deus é muito interessante. Coincidimos sobre os “anúncios paroquiais”, achei extremamente inovadores e perspicazes.
Boas pesquisas!