A modernização neobizantina da imagem de Aparecida
- Categorias Artigos, Novidades
- Data 27 de junho de 2022
- Comentários 0 comentário

A revista GIS – Gesto, Imagem e Som acaba de publicar o dossiê Religiões, que conta com a contribuição do pesquisador do LAR Adriano Godoy, resultado de sua tese de doutorado em Antropologia Social pela Unicamp. Intitulado A modernização neobizantina da imagem de Aparecida, seu artigo aborda a forma contemporânea de exibição da imagem original de Nossa Senhora de Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida. O argumento do autor é que “recorrendo à plasticidade da imagem de Aparecida, a Igreja Católica opta pela iconoclastia neobizantina como reação à iconoclastia neopentecostal”.
O artigo está disponível para acesso gratuito aqui.
Post anterior
Pandemia no Brasil e América Latina: religião como serviço essencial em disputa
Próximo post
Livro - Catolicismos, direitas cristãs e "ideologia de gênero" na América Latina
Você também pode gostar
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Seminário “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”
O Laboratório de Antropologia da Religião convida a comunidade acadêmica da Unicamp e a comunidade externa para participarem do Seminário do LAR, com o tema “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”. Organizada por Mariana de Carvalho Ilheo (PPGAS/Unicamp) e Olívia …
