Lançamento do documentário “Tem benzedeira jovem na Terra, sim senhor”
- Categorias Notícias, Novidades
- Data 18 de junho de 2023
- Comentários 0 comentário

Lançamento do documentário “Tem benzedeira jovem na Terra, sim senhor”
Será lançado no dia 19/06, em São Paulo, o documentário “Tem benzedeira jovem na Terra, sim senhor”, um projeto que retrata os desafios e motivações de jovens benzedeiras e benzedores para dar continuidade à prática ancestral do benzimento. O filme trata do resgate dessa prática tradicional pelas novas gerações e aborda questões relacionadas aos avanços tecnológicos, aos problemas de saúde associados à vida moderna e os desafios contemporâneos para não permitir seu desaparecimento.
A produção visa recuperar a importância do ofício e evidenciar o processo histórico que deu origem a prática, como a miscigenação – principalmente de povos e tradições portuguesas, indígenas e africanas – o hibridismo cultural e o sincretismo religioso. Seu intuito principal é destacar a relevância desse ofício tradicional para a identidade e cultura do Brasil, mostrando a necessidade de preservar e proteger a prática – tanto através de memórias e recordações, como da realização do ritual e por meio de ações institucionais legais.
A participação de pessoas de todas as idades demonstra a força das novas gerações para continuar praticando a benzeção e revela as demandas e os desafios contemporâneos para sua existência no mundo contemporâneo. Entre elas estão pessoas que foram benzidas, benzedeiras e também alunas de um curso formativo – ofertado por Pamela Souza, responsável pela Escola de Benzimento Florescer Bento, localizada em Santo André (SP), e que aparece nas gravações. Também participaram o historiador Leandro Lamano Ferreira e a antropóloga Mariana de Carvalho Ilheo – pesquisadora do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/IFCH) da Universidade Estadual de Campinas.
O documentário foi produzido por Beatriz Bim, sob orientação do professor Pedro Ortiz, como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O documentário já está disponível integralmente no YouTube, assim como todas as entrevistas realizadas. O lançamento faz parte das atividades da BA Creative Collectibles, onde será exibido junto com outros trabalhos de estudantes do Centro Universitário Belas Artes.
Evento: Lançamento do documentário “Tem benzedeira jovem na Terra, sim senhor”
Data: 19/06/2023
Horário: 18h às 21h
Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade Paraíso
Endereço: Rua Estela, 64, sexto andar, Vila Mariana – São Paulo (SP)
Link para o site do Projeto: jovensquebenzem.wixsite.com/documentario
Link para o documentário: https://www.youtube.com/watch?v=6y_F_OULCfI
Próximo post
Conversas no LAR: Tecendo o manto: O circuito zen na cidade - José Guilherme Magnani (USP)
Você também pode gostar
Extrema-direita no Brasil: “Pessoas de todos os tipos podem ter tendências conservadoras”. Entrevista de Olívia Bandeira, do LAR para o IHU.
Olívia Bandeira, integrante do LAR, concede entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos. Confira na íntegra pelo link: https://ihu.unisinos.br/659969-extrema-direita-no-brasil-pessoas-de-todos-os-tipos-podem-ter-tendencias-conservadoras-entrevista-especial-com-olivia-bandeira
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
IV Jornada de Estudos das Religiões (IV JER): Convergências e Tensões Contemporâneas nos Campos Religiosos
O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura em parciaria com o Grupo de Pesquisa Corpo Trans da Universidade Federal do Piauí convidam a comunidade acadêmica e seus a participar da IV Jornada de Estudos das Religiões (IV JER): Convergências …
