Anamnese espiritual
- Categorias Crônicas de Pesquisa, NUES
- Data 18 de abril de 2019
- Comentários 0 comentário
Aidan Valentina Fongaro
Iniciada em janeiro deste ano, esta pesquisa está interessada em acompanhar um elemento específico da intersecção entre espiritualidade e saúde, a Anamnese Espiritual. Constantemente mobilizada por médicos e psiquiatras para avaliar os potenciais efeitos clínico da espiritualidade nas condições dos pacientes, ela é um desdobramento da atenção que a área de saúde vem demonstrando, desde o final do século XX, pela dimensão espiritual do indivíduo. E ao passo que se desenvolveram pesquisas explorando estes possíveis efeitos, aos poucos estão se estruturando protocolos clínicos para capacitação dos profissionais de saúde. Protocolos que visam acessar a espiritualidade de cada paciente e manejá-la de maneira proveitosa para o tratamento de sua saúde.
Anamnese é o nome dado à entrevista realizada pelo médico com seu paciente para que o profissional da saúde possa conhecer um pouco de sua realidade e de sua condição. Assim ele pode apontar um possível diagnóstico e um tratamento adequado. Essa anamnese em especial foi desenhada para que logo nos primeiros contatos já se possa entender, com o consentimento do paciente, como se desenha sua espiritualidade e/ou religiosidade e que impacto essas categorias possuem em sua vida. É a partir dessa primeira entrevista que os profissionais de saúde podem pensar em maneiras de fazer presente a espiritualidade do paciente ao longo de seu tratamento. Isso pode se dar de maneira direta, através de técnicas desenvolvidas e aplicadas pela equipe de saúde ou de maneira indireta, quando se fornece o espaço adequado para que o paciente se trabalhe e se conecte com sua própria espiritualidade e suas questões pessoais.
A cada momento descubro novos materiais bibliográficos a respeito de como e de onde se desenvolve e se estabelece enquanto um protocolo clínico a Anamnese Espiritual. E o processo de me apropriar desse material será perene principalmente porque essa é uma característica de sua produção. Mas conforme me familiarizo com ele consigo desenhar as pistas para uma observação direcionada para analisar os efeitos da presença da Anamnese Espiritual nos hospitais e clínicas.
Existem várias pesquisas apontando efeitos positivos para os pacientes quando proporcionada atenção para sua espiritualidade (sendo a Anamnese Espiritual imprescindível para que isso se dê de maneira apropriada) mas também existem vários testemunhos de enfermeiros e médicos sobre o desconhecimento de técnicas e o despreparo para mobilizar espiritualidade de maneira eficiente.
Espero me deparar, e me preparo para analisar de maneira pertinente, tanto a aplicabilidade da Anamnese Espiritual quanto a possível resistência à sua aplicação. Além disso, que relação é estabelecida entre a instituição de saúde e seus profissionais com seus pacientes e suas diferentes concepções de espiritualidade? Que reação desperta nos profissionais de saúde quando se deparam com certas questões pessoais de cada paciente que até então se mantinham fora dos laudos e das terapias clínicas? Esses são alguns dos primeiros aspectos os quais pretendo analisar no desenrolar da pesquisa. Veremos como isso toma forma.
Você também pode gostar
Cartas a Maria Cristo: crônica de uma pesquisa
Segunda defesa do NUES: sobre pânico e respiração
O nosso grupo de pesquisa, teve a alegria de comemorar mais uma pesquisa concluida. Na sexta 8 de outubro, Giovanna Paccillo concluiu sua dissertação de mestrado intitulada “Corpos em pânico:o transtorno de pânico e algumas de suas articulações com a respiração”. …
