Sobre os cuidados do corpo e do espírito em livros de ensino religioso: da estética corporal aos simbolismos rituais
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- Data 3 de agosto de 2019
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Ana Carolina Capelini Rigoni e Milton Silva dos Santos
Publicado na revista Debates NER, v. 2, n. 28 (2015)
Integrados no universo da cultura escolar, os livros didáticos, ou manuais escolares, revelam-se não apenas como objetos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, mas também como mídias de massa e suportes pedagógicos atravessados por representações sociais. Daí o interesse deste artigo, que tem como tema central a forma como tem sido construída a interecção entre corpo e religião em apostilas e coleções de livros didáticos dirigidos aos alunos e professores de ensino religioso (ER). Se as religiões baseiam-se num conjunto de concepções morais, regras de comportamento, ideologias, etc., e o corpo é o produtor de sentido por meio do qual se reconhecem pertencimentos culturais, práticas sociais e experiências religiosas, haverá uma moralidade orientando as representações sobre o corpo nos materiais didáticos parao ER? Este é um dos pontos que norteiam a análise aqui centrada, sobretudo, nas coleções de ER das editoras Ática, Scipione, Moderna e Vozes.
Leia o texto completo: http://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/61277/36194
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