Frequências – genealogia da espiritualidade
- Categorias Artigos, NUES
- Data 20 de janeiro de 2019
- Comentários 0 comentário
É crescente o investimento da literatura especializada em identificar os vínculos históricos entre espiritualidade e a consolidação da modernidade ocidental. Os fios a partir dos quais essa história tem sido contada são muitos: a partir das relações coloniais, nos trabalhos de Peter van der Veer; a partir do misticismo universitário, como demonstrou Courtney Bender, explorando figuras como Ralph Waldo Emerson, William James, Walt Whitman; ou ainda partir do modelo médico protestante, bem descrito por Pamela Klassen. O adensamento dessa literatura ganhou com aliado um valioso projeto: Frequencies – a collaborative genealogy of spirituality.
Naquele projeto, a empreitada de construir uma genealogia da espiritualidade foi encarada a partir de um procedimento simples, perguntar a acadêmicos, escritores e artistas o que vem às suas mentes quando se menciona a palavra espiritualidade. O resultado é uma curiosa enciclopédia, com verbetes como: sangue, catástrofe, contradição, espresso, sanduíche de frango, iPhone e mágica. Diante da dispersão da espiritualidade, nada mais adequado que uma genealogia que reproduza, em sua própria forma, essa característica.
O projeto foi coordenado por Katrhyn Lofton e John Modern; e recebeu contribuições, entre outros, de Tanya Lurhmann, Jeremy Stollow, David Morgan, Winnifred Sullivan, entre outros.
Explore aqui todos os verbetes deste projeto.
Sobre a imagem que ilustra este post, Mobile Transcendence Device, de Joe Meiser, leia o verbete LSD do projeto. Para conhecer outros trabalhos do artista, visite seu site.
Tag:espiritualidade, verbete
Você também pode gostar
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Apocalipse nos trópicos reforça esteriótipos e desperdiça a chance de aprofundar o debate sobre religião e política no Brasil
A visibilidade de Malafaia também se beneficia dos monopólios digitais. O discurso inflamado e polêmico que foi atualizado nos últimos anos se adaptou perfeitamente aos algoritmos das redes sociais das grandes plataformas, que lucraram com o acirramento da polarização e …
Novo artigo na plataforma Religião & Poder, do @isernarede
Foi publicado um texto do pesquisador do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp), Renan Baptistin Dantas, que analisa um aparente paradoxo do cenário religioso fluminense: apesar da queda expressiva no número de católicos no estado do Rio de Janeiro, observa-se …
