Apresentação: Raffaele Pettazzoni e o Método Comparativo
- Categorias Artigos
- Data 4 de agosto de 2019
- Comentários 0 comentário
Hugo Ricardo Soares
Raffaele Pettazzoni (1883-1959) é, sem dúvida, um dos mais importantes historiadores das religiões do século XX. Foi o primeiro titular de uma cátedra da disciplina na Itália, assumindo o posto na Universidade de Roma “La Sapienza” no ano de 1923 e ao longo de quase quatro décadas de carreira naquela instituição, produziu uma extensa e variada obra, influenciando várias gerações de pesquisadores italianos e também de outras nacionalidades. A tradição disciplinar inaugurada e desenvolvida por ele ficou conhecida como “Escola Italiana de História das Religiões”. Foi também um dos responsáveis pela criação da International Association for the History of Religions, a qual presidiu, e da revista Numen, ligada a esta associação.
Link para texto completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/71169/40398
Post anterior
A Cremação Na Itália E Na França: Reflexões Sobre As Causas E Implicações De Uma Revolução Ritual
Você também pode gostar
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Apocalipse nos trópicos reforça esteriótipos e desperdiça a chance de aprofundar o debate sobre religião e política no Brasil
A visibilidade de Malafaia também se beneficia dos monopólios digitais. O discurso inflamado e polêmico que foi atualizado nos últimos anos se adaptou perfeitamente aos algoritmos das redes sociais das grandes plataformas, que lucraram com o acirramento da polarização e …
Novo artigo na plataforma Religião & Poder, do @isernarede
Foi publicado um texto do pesquisador do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp), Renan Baptistin Dantas, que analisa um aparente paradoxo do cenário religioso fluminense: apesar da queda expressiva no número de católicos no estado do Rio de Janeiro, observa-se …
