A Aula de Educação Física e as Práticas Corporais: A Visão Construída por Meninas Evangélicas
- Categorias Artigos
- Data 4 de agosto de 2019
- Comentários 0 comentário
Ana Carolina Capellini Rigoni e Jocimar Daolio
Para aqueles que compartilham de uma visão religiosa do mundo, as práticas cotidianas, consciente ou inconscientemente, são mediadas pelo conhecimento religioso. Isto se aplica às práticas corporais presentes na escola. Buscamos, neste artigo, compreender como meninas evangélicas, pertencentes à Assembleia de Deus e à Congregação Cristã, significam as práticas corporais na vida cotidiana, atribuindo-lhes sentidos que são produzidos num processo relacional entre a Igreja e a aula de Educação Física (EF). O que constatamos, a partir de pesquisa etnográfica, é que a visão das meninas sobre as práticas corporais é produzida numa tensão cotidiana entre o que aprendem na Igreja e nas aulas de EF.
Leia o texto completo:https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/64478/40964
Tag:corpo, educação, evangélicos, gênero
Próximo post
Educação Física e Religião: Tensões entre a Educação para o Lazer e a Busca do Prazer
Você também pode gostar
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Apocalipse nos trópicos reforça esteriótipos e desperdiça a chance de aprofundar o debate sobre religião e política no Brasil
A visibilidade de Malafaia também se beneficia dos monopólios digitais. O discurso inflamado e polêmico que foi atualizado nos últimos anos se adaptou perfeitamente aos algoritmos das redes sociais das grandes plataformas, que lucraram com o acirramento da polarização e …
Novo artigo na plataforma Religião & Poder, do @isernarede
Foi publicado um texto do pesquisador do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp), Renan Baptistin Dantas, que analisa um aparente paradoxo do cenário religioso fluminense: apesar da queda expressiva no número de católicos no estado do Rio de Janeiro, observa-se …
