Do Espírito na Saúde: oferta e uso de terapias alternativas/complementares nos serviços de saúde pública do Brasil
- Categorias Livros
- Data 4 de agosto de 2019
- Comentários 0 comentário

Rodrigo Toniol
“Do espírito na saúde” foi escrito originalmente como minha tese de doutorado. Texto defendido, voltei ao material e às fontes para transformá-lo em livro. Graças ao recebimento do prêmio de melhor tese do PPGAS da UFRGS, o resultado final deste trabalho está para ser publicado. No livro recupero o processo de legitimação das terapias alternativas/complementares no sistema público de saúde brasileiro. Tomo o caso como um ponto de partida para refletir sobre: controvérsias acerca da cientificidade dessas práticas terapêuticas, os caminhos da elaboração de uma política pública e, principalmente, o estabelecimento da “espiritualidade” como uma “questão de saúde”. Quem estiver interessado poderá ler neste link (https://issuu.com/rodrigotoniol/docs/output) a apresentação do livro escrita por Emerson Giumbelli.
Aqui, deixo uma nota sobre o título e a imagem que ilustra a capa. A imagem é um corte de uma obra do Kandinsky, que no início do século XX escreveu um manifesto intitulado “Do espiritual na arte”. Esse texto foi fundamental para o desenvolvimento do abstracionismo e emblemático do interesse da modernidade – nesse caso, da arte moderna – pelo espiritual e pela espiritualidade. O caso insinua um argumento que elaboro no livro sobre o parentesco entre a modernidade ocidental e a centralidade que a categoria “espiritualidade” tem adquirido tanto no campo da saúde, como para além dele. Se a capa reproduz uma das obras de Kandinsky, o título do livro parafraseia o título de seu manifesto.
Link da imagem:https://www.ifch.unicamp.br/lar/pf-lar/styles/600×400/public/imagens/do-espc3adrito-na-sac3bade-_capa_final.jpg?itok=znczL-BW
Post anterior
Tradição e prática: um estudo etnográfico do benzimento em Campestre (MG)
Próximo post
Conservadorismos, fascismos e fundamentalismos: Análises conjunturais
Você também pode gostar
