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    • Marcas da religião evangélica na educação do corpo feminino: implicações para a educação física escolar

    Marcas da religião evangélica na educação do corpo feminino: implicações para a educação física escolar

    • Categorias Monografias, dissertações e teses
    • Data 3 de agosto de 2019
    • Comentários 0 comentário

    Ana Carolina Capellini Rigoni.

    Este estudo parte do referencial teórico das Ciências Humanas, especificamente da pesquisa etnográfica, para compreender como os usos e costumes de um determinado grupo religioso influenciam na educação do corpo de seus fiéis. O objetivo desta pesquisa foi compreender como se dá a educação do corpo de meninas da Igreja Evangélica Assembléia de Deus a partir da religião, como isto se torna observável nas ações e nos gestos destas meninas e quais são as implicações disto para as aulas de Educação Física. Existem modos de se movimentar (gestos), modos de se vestir, modos de conceber o uso de adornos e de técnicas de beleza que são específicos deste grupo religioso. O fato é que estas características corporais educadas pela Igreja chegam até a escola através de nossos alunos, implicando numa reflexão de professores e pesquisadores sobre o assunto. Sendo assim, este estudo se constitui como uma etnografia realizada em uma Igreja Evangélica Assembléia de Deus, na cidade de Campinas/SP. A pesquisa de campo foi realizada de março de 2006 a dezembro de 2007, através de procedimentos como a observação participante com registro simultâneo dos dados e entrevistas semi-estruturadas com o Pastor, com alguns membros do grupo e, principalmente, com as meninas selecionadas para a pesquisa. Todas as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Quanto ao referencial teórico, foram utilizados autores da Sociologia, da Antropologia e da Educação Física. Émile Durkheim e Marcel Mauss foram necessários para o entendimento do fenômeno religioso em suas origens. Outro autor fundamental foi o antropólogo contemporâneo Clifford Geertz, quem possibilitou-nos olhar para a religião atentando para os seus símbolos e significados, ou seja, entendendo-a como fenômeno cultural significativo para a sociedade. Utilizo ainda autores que falam especificamente da vertente religiosa e da Igreja escolhida, o que permitiu compreender o fenômeno religioso evangélico nos dias atuais. O estudo permitiu a compreensão sobre o quanto o corpo das meninas evangélicas é educado pela religião. A partir das falas das próprias meninas sobre o assunto foi possível entender o modo como a educação religiosa gera implicações para a aula de Educação Física, visto que esta é uma disciplina que tem como conteúdo principal os elementos da cultura de movimento. Ao mesmo tempo em que a Educação Física, através de seus conteúdos, educa os gestos de seus alunos, estes já chegam até a escola com gestualidades impressas em seus corpos. Gestualidades estas, que são resultado das diversas formas de educação que eles recebem fora da escola, dentre as quais podemos citar a educação religiosa.

    Leia o texto completo:

    http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275140/1/Rigoni_AnaCarolinaCapellini_M.pdf

     

    Tag:corpo, educação, evangélicos, gênero

    Bruno Gepp

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