Coisa de Congada: um relato a dez mãos
- Categorias Artigos, Novidades
- Data 3 de agosto de 2019
- Comentários 0 comentário

Autores: Adriano Santos Godoy, Lis Furlani Blanco, Mariana de Carvalho Ilheo, Rafael Nascimento César, Rodrigo Iamarino Caravita
Chegamos em Aparecida, São Paulo, no dia 22 de abril de 2017. Sabíamos muito pouco, ou quase nada, do encontro de Congadas e da Festa de São Benedito, que já estava em sua 108ª edição. O desafio de realizar uma etnografia conjunta deste evento – com um grupo de antropólogos (e amigos), com afinidades em comum, mas que estudam temas tão diversos como música popular, xamanismo, políticas públicas e catolicismo – foi o que mais nos motivou a encarar tal empreitada (que se revelaria muito mais cansativa do que poderíamos imaginar). Múltiplos olhares, múltiplas perspectivas, nenhum “especialista”.
Nós, os antropólogos, éramos um grupo de seis pessoas: quatro doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, um pesquisador de pós-doutorado do Departamento de Antropologia e uma graduanda em Ciências Sociais, todos da Universidade Estadual de Campinas, dos quais quatro são membros do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR – IFCH/Unicamp), e dois membros do Ateliê de Produção Simbólica e Antropologia (APSA – IFCH/Unicamp). Não éramos os únicos pesquisadores no evento. Algumas pessoas com as quais conversamos logo que chegamos disseram estar trabalhando em pesquisas do IPHAN, outras trabalhavam com mídia, música ou cinema e estavam ali também com o intuito de estudar aquela manifestação cultural.
Leia o texto completo aqui: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3311/2570
Post anterior
Pânico sentido: um olhar sobre a (falta de) respiração no Transtorno de Pânico
Você também pode gostar
Membros do LAR publicam artigo sobre a chacina no Rio nas mídias e redes sociais religiosas
Olívia Bandeira, com a colaboração de Victor Merete, membros do LAR publicaram o artigo: Evangélicos e católicos da base do bolsonarismo reproduziram as narrativas do governo do Rio sobre narcoterrorismo, enquanto portais da Igreja Católica evitaram críticas diretas. Acesso em: …
Seminário “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”
O Laboratório de Antropologia da Religião convida a comunidade acadêmica da Unicamp e a comunidade externa para participarem do Seminário do LAR, com o tema “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”. Organizada por Mariana de Carvalho Ilheo (PPGAS/Unicamp) e Olívia …
