Podcast: Del Templo al Ágora – Plantas Poder
- Categorias Entrevistas, Novidades
- Data 7 de julho de 2020
- Comentários 0 comentário

Trata-se de uma série de podcasts (Del Templo Al Ágora) para investigar as diversas manifestações religiosas e espirituais no México. Nesse programa específico eu (Rodrigo Caravita – LAR/UNICAMP), fui convidado, junto a Aldo Arias Yerena, para conversarmos sobre o uso contemporâneo do peyote e da ayahuasca. Ambos os pesquisadores pesquisamos práticas vinculadas ao Caminho Vermelho, uma linha, ou linhagem de xamanismo contemporâneo, por assim dizer, oriunda do México e dos EUA, de forte influência Lakota e que, através de uma série de alianças, principalmente com cenários mais místicos e esotéricos da Nova Era, se desterritorializou e internacionalizou. O peyote, no México e também nos EUA, acabou se transformando no grande sacramento destas práticas. No final do século XIX, inclusive, uma igreja nativa, a Native American Church (NAC) foi fundada nos EUA para garantir o consumo ritual de peyote por diversos grupos indígenas: Navajo, Lakota, Comanche. Quando uma versão destas práticas chega ao Brasil, a partir de uma Igreja fundada por um mexicano, a Igreja Nativa do Fogo Sagrado de Itzachilatlan, tendo como inspiração os rituais e cerimônias da NAC, a ayahuasca passa a ser adotada como sacramento – por questões legais e também geográficas, dado que o peyote não é endêmico no Brasil. Desde então diversos diálogos tem sido articulados entre o peyote e a ayahuasca, tanto a partir dessas igrejas fundadas como aparatos jurídicos quanto a partir dos seus usos vinculados aos contextos étnicos. Esse podcast explora um pouco essas histórias e possíveis relações de afinidades entre o peyote e a ayahuasca, além das divergências e especificidades.
É possível acessar o podcast através desse link
Você também pode gostar
Extrema-direita no Brasil: “Pessoas de todos os tipos podem ter tendências conservadoras”. Entrevista de Olívia Bandeira, do LAR para o IHU.
Olívia Bandeira, integrante do LAR, concede entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos. Confira na íntegra pelo link: https://ihu.unisinos.br/659969-extrema-direita-no-brasil-pessoas-de-todos-os-tipos-podem-ter-tendencias-conservadoras-entrevista-especial-com-olivia-bandeira
Seminário “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”
O Laboratório de Antropologia da Religião convida a comunidade acadêmica da Unicamp e a comunidade externa para participarem do Seminário do LAR, com o tema “Laicidade na Universidade: sentidos e controvérsias”. Organizada por Mariana de Carvalho Ilheo (PPGAS/Unicamp) e Olívia …
